Autores da página

  • Messias Carvalho
    Abril 8, 2013

Navegação

Atividade recente no site

Navegação

    Soldagem TIG


    O processo TIG foi primeiramente desenvolvido por Russel Meredith, que trabalhava na empresa Northrop Aircraft Company. No inicio da segunda guerra mundial, o senhor Jack Northrop desejava construir uma estrutura para aviões de guerra em magnésio e alumínio que os tornasse mais leves e mais rápidos, e os processos de soldagem existentes naquela época não eram adequados para soldar estas ligas. estimulado por Russel Meredith e seu grupo de soldagem, Russel Meredith inventou o processo TIG, e tambem desenvolveu as primeiras tochas TIG. O novo processo foi chamado de "Heliarc", porque foi utilizado um arco elétrico pra derreter o material base e hélio como gás de proteção da poça de solda. Em 1942 Russel Meredith patenteou a primeira tocha TIG original. As patentes foram vendidas para a divisão Linde da Union Carbide (hoje Praxair). A Linde introduziu no mercado os modelos HW-17 e HW-18, que ainda são utilizados até hoje no Brasil e em várias partes do mundo. Comparando esta tecnologia original das tochas TIG, com televisores, automóveis, máquinas de soldagem e tantos outros produtos, nós ainda utilizamos técnologia com mais de 56 anos. (Isso mesmo 56 anos). Repare bem. Você utiliza algum produto na sua casa ou trabalho que tem sua técnologia com mais de 56 anos? Pois é meu amigo Russel Meredith, que Deus o abençoe para sempre.





    Abaixo detalhe da posição correta do eletrodo de tungstênio e vareta de adição para soldar com o processo TIG na posição plana.





    Abaixo um video meu dando dicas para solda angular com o processo TIG, em um tubo de aço inox na posição plana-horizontal 2F, sem girar o tubo. Simulando uma situação de campo.


    Vídeo do YouTube