quinta-feira, 12 de junho de 2014

Parâmetros sugeridos para solda TIG

Pessoal!
Muitas pessoas tem me pedido tabelas para solda TIG. Segue algumas tabelas para aço inox, aço carbono, baixa liga e alumínio. Porém essas tabelas são pontos de partida para iniciar a soldagem, depois cada soldador vai ajustando de acordo com suas habilidades pessoais e suas velocidade de avanço do cordão de solda.

Notas: 
DCEN = Corrente continua tocha no terminal negativo.
AC = Corrente Alternada

Algumas máquinas de solda inversoras, da MILLER por exemplo, não trabalham bem com eletrodo de tungstênio puro (cor verde), para soldar alumínio. A própria MILLER recomenda que se utilize eletrodos de tungstênio com CÉRIO (cor de identificação Cinza.) ou Lantânio (cor de identificação Ouro)

Tabela de variáveis, sugeridas quando soldar manualmente aços inoxidáveis pelo processo TIG (GTAW). Utilizando DCEN
 Espessura do metal  Tipo da junta
 Diâmetro do eletrodo de tungstênio toriado. Com
2% de tório. Côr de identificação (vermelho)
 Diâmetro da vareta de adição (se necessário)  Amperagem  Gás de Proteção  Vazão em L/m
(Litros por minuto)
 Bocais cerâmicos em Nº
(Norma AWS)

1.6 mm
(1/16”)
 Topo
Sobreposta
Canto
Angular

1.6 mm
(1/16”) 
1.6 mm
(1/16”)
40 - 60
50 - 70
40 - 60
50 - 70

Argônio 

7

4, 5, 6
2.5 mm
(3/32”)
 Topo
Sobreposta
Canto
Angular

2.4 mm
(3/32”) 

1.6 mm ou 2.4 mm

(1/16” ou 3/32”)
60 - 80
70 - 90
60 - 80
70 - 90
 
Argônio
 
7
 
4, 5, 6
3.2 mm
(1/8”)
Topo
Sobreposta
Canto
Angular 

2.4 mm
(3/32”)

2.4 mm
(3/32”)
65 - 85
90 - 110
65 - 85
90 - 110

Argônio
 
7
 
4, 5, 6
4.8 mm
(3/16”)
Topo
Sobreposta
Canto
Angular 
2.4 mm
(3/32”)

3.2 mm 
1/8”
100 - 125
125 - 150
100 - 125
125 - 150 
 
Argônio
 
9.5

6, 7, 8
6.4 mm
(1/4”)
Topo
Sobreposta
Canto
Angular 
 
3.2 mm
(1/8”)
 
4.0 mm
135 - 160
160 - 180
135 - 160
160 - 180
Argônio

 9.5
 
6, 7, 8



Tabela de variáveis, sugeridas quando soldar manualmente aços carbono e Baixa liga pelo processo TIG (GTAW). Utilizando DCEN
 Espessura do metal  Tipo da junta
 Diâmetro do eletrodo de tungstênio toriado. Com
2% de tório. Côr de identificação (vermelho)
 Diâmetro da vareta de adição (se necessário)  Amperagem  Gás de Proteção  Vazão em L/m
(Litros por minuto)
 Bocais cerâmicos em Nº
(Norma AWS)

1.6 mm
(1/16”)
 Topo
Sobreposta
Canto
Angular

1.6 mm
(1/16”) 
1.6 mm
(1/16”)
60 - 70
70 - 90
60 - 70
70 - 90

Argônio 

7

4, 5, 6
2.5 mm
(3/32”)
 Topo
Sobreposta
Canto
Angular

2.4 mm
(3/32”) 

1.6 mm ou 2.4 mm

(1/16” ou 3/32”)
70 - 90
90 - 110
70 - 90
90 - 110
 
Argônio
 
7
 
4, 5, 6
3.2 mm
(1/8”)
Topo
Sobreposta
Canto
Angular 

2.4 mm
(3/32”)

2.4 mm
(3/32”)
80 - 100
90 - 115
80 - 100
90 - 115

Argônio
 
7
 
4, 5, 6
4.8 mm
(3/16”)
Topo
Sobreposta
Canto
Angular 
2.4 mm
(3/32”)

3.2 mm 
1/8”
115 - 135
140 - 165
115 - 135
140 - 170
 
Argônio
 
9.5

6, 7, 8
6.4 mm
(1/4”)
Topo
Sobreposta
Canto
Angular 
 
3.2 mm
(1/8”)
 
4.0 mm
(5/32”)
160 - 175
170 - 200
160 - 175
175 - 210
Argônio

 9.5
 
6, 7, 8



Tabela de variáveis, sugeridas quando soldar manualmente Alumínio pelo processo TIG (GTAW). Utilizando AC e Alta Freqüência.
 Espessura do metal  Tipo da junta
 Diâmetro do eletrodo de tungstênio Puro.  Côr de identificação (verde)
 Diâmetro da vareta de adição (se necessário)  Amperagem  Gás de Proteção  Vazão em L/m
(Litros por minuto)
 Bocais cerâmicos em Nº
(Norma AWS)

1.6 mm
(1/16”)
 Topo
Sobreposta
Canto
Angular

1.6 mm
(1/16”) 
1.6 mm
(1/16”)
60 - 85
70 - 90
60 - 85
75 - 100

Argônio 

7

4, 5, 6
2.5 mm
(3/32”)
 Topo
Sobreposta
Canto
Angular

2.4 mm
(3/32”) 
 
 2.4 mm
(3/32”)
85 - 105
90 - 110
85 - 105
90 - 110
 
Argônio
 
7
 
4, 5, 6
3.2 mm
(1/8”)
Topo
Sobreposta
Canto
Angular 

2.4 mm ou 3.2 mm
(3/32” ou 1/8")

2.4 mm
(3/32”)
125 - 150
130 - 160
120 - 140
130 - 160

Argônio
 
9.5
 
6 e 7
4.8 mm
(3/16”)
Topo
Sobreposta
Canto
Angular 
3.2 mm ou 4.0 mm
(1/8" ou 5/32")

3.2 mm 
1/8”
180 - 225
190 - 240
180 - 225
190 - 240
 
Argônio
 
12

7 e 8
6.4 mm
(1/4”)
Topo
Sobreposta
Canto
Angular 
 
3.2 mm
(1/8”)
 
4.8 mm
240 - 280
250 - 320
240 - 280
250 - 320
Argônio

 14
 
8, 10, 12






43 comentários:

  1. parabéns pelo novo site, como sempre o sr detêm o meu respeito,
    seu amigo
    chico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Chico é um prazer ver você por aqui!
      Abraço meu amigo.

      Excluir
    2. tem diferença as especificaçoes do tipo de aluminio e o tipo de vareta compativel com a liga do aluminio

      Excluir
    3. parabens seu messias trabalho do senhor esta me ajudando muito continue com seus videos explicativos
      voce nao tem manual da maquina kemppi

      Excluir
  2. Bom dia seu Messias, tem como postar esta tabela no formato de PDF, para dowload?

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo, vou faze-la em formato PDF e posta-la aqui.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Ola! Eu sou caldeireiro, mais gosto muito dos seus vídeos soldagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro José Quintino, Muito obrigado fico feliz que você goste dos meus videos.
      Abraço

      Excluir
  5. Mais uma vez sr.Messias me salvando... estou iniciando os trabalhos com o processo TIG, e quase tudo que aprendi foi com os vídeos deste excelente profissional, muito obrigado.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que meus vídeos te ajudam amigo. Abraço

      Excluir
  6. boa noite senhoe messias.transformei uma banbozzi 400 picollo em tig mas tenho muita dificuldade para soldar
    oque pode estar acorrendo?sou um admirador de seus videos parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo é difícil mesmo, principalmente com essa máquina que não abaixa muito a amperagem.
      Abraço

      Excluir
  7. Excelentes videos Mr, Carvalho espero siga asi podria axplicar e ilustrar un video de parametrizacion de la maquina en proceso TIG
    Otra pregunta por que no puedo descargar las tablas si estan en PDF pero me dice que me de de alta o sea donde.
    Saludos desde MEXICO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No estan en PDF amigo de Mexico. Voy Hacerlas en PDF.
      Saludos Cordiales

      Excluir
  8. ola.. sr messias agradeço por publicar essas tabelas pois as mesmas sao de suma importancia.. para execuçao dos trabalhos.. e na formaçao de novos profissionais... se puder publicar uma de ER para soldagem de aços carbono lhe agradeço..!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, poderia esclarecer uma dúvida. soldo eletrodos razoavelmente bem, mas estou iniciando agora a soldagem no processo TIG com uma inversora. Minhas soldas são domésticas e não soldo profissionalmente. Estou pensando em comprar um cilindro de argonio pequeno, de 1m3. Qual a duração média em tempo de soldagem deste cilindo com a vazão para 7 litros por minuto ? é só dividir por 1000 mesmo (1 m3 no caso dá 1000 litros) ou tem outras variáveis que não conheço que contam na duração do gás ? Obrigado por qualquer esclarecimento !

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas de soldagem.Por favor, um soldador mediano, fazendo costuras planas, horizontais, em chapas de 1,2 mm de espessura, aço inox 304, faz, em média, QUANTOS METROS de cordão de solda, por hora?Grato, Tiburtino Lacerda.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Sr.Messias, grato por todas as informações de alto grau e profissionalismo que vc disponibiliza para todos, sou soldador amador e estou aprendendo muito com seu vídeos, Por acaso teria essas tabelas em processo tig alumínio, aço carbono e inox em pdf? Obrigado. Grande Abraço. Fabio.

    ResponderExcluir
  12. Amigo, comprei uma tig q faz de 20 a 200 amperes, quero usar para restaurar meu carro, estou usando chapa de 0.9 até 1.5 consigo soldar essas chapas mais fina com ela, se eu precisar reduzir a amperagem para menos de 20 consigo mandar fazer isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas inversoras que são para Eletrodos Revestidos não abaixam corrente (amperagem) quando em TIG. Essa semana mesmo vi uma que medindo com o amperímetro a corrente mínima que deu foi 52 amperes. Daí não da para soldar metalons ou tubos de espessuras finas.

      Excluir
  13. Hummm, não sei dizer amigo, Não entendo de eletrônica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para chapas 0.9 qual amperagem recomendada? E parabéns pelo site.

      Excluir
  14. Caro Messias, boa tarde.
    Gosto muito de seus vídeos e aprendo muito com eles. Tenho uma pequena inversora de 130 amperes para revestidos e uma outra também para revestidos de 150A e quero usa-las para pequenos trabalhos domésticos em metalon usando TIG. Pelo que entendo, para esse tipo de trabalho essas inversoras simples para eletrodos revestidos também servem para TIG, certo?

    Mais uma vez, parabéns pelos vídeos e obrigado.

    Abraços e
    Sucesso

    Antonio DABUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas inversoras que são para Eletrodos Revestidos não abaixam corrente (amperagem) quando em TIG. Essa semana mesmo vi uma que medindo com o amperímetro a corrente mínima que deu foi 52 amperes. Daí não da para soldar metalons ou tubos de espessuras finas.

      Excluir
  15. Fiz a Tabela em PDF segue o link para baixar:

    https://drive.google.com/file/d/0B0hpF6_D8yP5a3ZEZWxFajhZYlk/view?usp=sharing

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite.
    Sr Messias, estou soldando umas peças de aço carbono, mas são galvanizadas tem alguma dica para me dar melhor neste trabalho, lembrando que estou soldando com TIG,e estou com algumas dificuldades para que o cordão fique homogênio da primeira vez.
    Parabéns, pelos seus videos muito instrutivo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  18. Sr Messias , Um grande trabalho que o senhor vem desenvolvendo, tem me ajudado muito. um Grande Abraço aqui de Portugal. Rodrigo

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, senhor Messias. Em primeiro lugar, quero agradecer pela boa vontade em ajudar pessoas iniciantes como eu e já experientes, como acompanho nas postagens do senhor. Gostaria de perguntar ao senhor, como faço para a solda em inox ficar brilhosa, pois já troquei diversos bocais, já regulei o argônio (puro) de 5 a 12 litros, já regulei diversos comprimentos do eletrodo, amperagem, distancia do eletrodo à peça na soldagem e ainda assim, a solda fica escura, nitidamente com aspecto de oxidação. Mais uma vez agradeço a atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tipo de peça você esta soldando Chapas, tubos etc?

      Excluir
  20. Estou usando amperagem em torno de 30 a 38 amperes e pós vazão de 10 segundos

    ResponderExcluir
  21. Ola, trabalho em uma empresa de aquecimento solar, estamos testando o processo tig, mas tivemos problemas pois os canos soldados são de 9mm de espessura e acabam quase fechados no final da solda.
    Gostaria de saber se é possível evitar esse tipo de acontecimento?

    ResponderExcluir
  22. Messias Carvalho Favor informar qual a menor espessura de chapa consegue fazer uma boa solda de topo. No caso é o fechamento de um cilindro para fazer balde de 50 litros.

    ResponderExcluir
  23. Sr. Messias Carvalho se for possível encaminhar a orientação através do email. daresx@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. 136 mentro de solda usando 1 fileti de 5 milimetro, quanto tempo gasta pra ser soldado numa chapa 3 milimetros uzando 1 cordao de solda de 5 milimetros?

    ResponderExcluir